12 Dicas para Manter a Mente Positiva

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As vezes podemos ter emoções e pensamentos negativos que quando não lidamos bem com eles, eles podem aumentar e sugar nossa energia e nos deixar para baixo. Para ajudar a ver o lado bom das coisas e não deixar que essas energias te afetem, preparamos algumas dicas de como manter a mente e emoções mais positivas.

12 Dicas para Manter a Mente Positiva:

  1. Busque se expressar de forma positiva:
    Uma das formas que mais nos expressamos é através das palavras, além da nossa postura corporal e criatividade. Então observe por uns dias como você vem se comunicando, que tipo de palavras você utiliza? Busque usar mais palavras positivas, porque quando utilizamos palavras positivas melhoramos nossas atitudes e como nos sentimos emocionalmente.
  2. Se cerque de pessoas que te fazem bem:
    Uma das coisas que te ajudam a se manter positivo é estar com pessoas que você gosta e que ajam de maneira positiva. Não tenha medo de deixar de lado pessoas que te diminuam, te deixem desanimado e alterem negativamente a sua energia.
  3. Não deixe que a opinião dos outros influenciem a sua visão sobre si mesmo:
    Se conheça, reconheça o seu valor e se sinta bem com você mesmo. Saiba filtrar o que os outros dizem sobre você ou sobre a sua vida. Faça sempre suas escolhas pensando no que realmente você quer e no que realmente é compatível com quem você é.
  4. Não se compare com os outros:
    Às vezes em situações de competição como, por exemplo, a disputa por uma vaga de trabalho, pode haver uma tendência de se comparar com o outro candidato ou alguém do seu trabalho. Não se compare, saiba quais são os seus pontos fortes, que fazem você se destacar e tenha consciência dos pontos que você gostaria de melhorar e trabalhe para isso, sem comparações. Dê o seu melhor para você e por você.
  5. Comece seu dia sorrindo:
    Saiba sorrir mais. Nosso cérebro envia mensagens que nos ajudam a nos sentirmos melhores e mais positivos quando sorrimos. Um dos melhores exercícios para começar o dia é se permitir rir mais. As vezes aprendemos que não devemos rir nos momentos errados e muitas vezes seguramos o riso. Então não tenha medo de rir, ria, ria muito, ria mais.
  6. Seja agradável com os outros:
    Mesmo que você não esteja tendo um bom dia, muitas vezes só de sorrir ou ser simpático com alguém pode dar abertura para que a gente se sinta bem, ou que a pessoa possa te dizer algo que faça você se sentir bem. Mas isso não quer dizer que você deva anular o que você sente, mas sim que compartilhar atitudes positivas poderá te ajudar a atrair mais positividade para a sua vida.
  7. Reserve um tempo da sua semana ou do seu dia para se avaliar:
    Tire um momento só para você, onde você não vai ser incomodado e avalie como você está se sentindo, como está a sua mente, sua rotina, seu corpo, seus relacionamentos, se tiver algo que não está bom, se pergunte como você pode melhorar? Que tipos de atitudes você pode ter para melhorar as questões que não estão como você gostaria? Não foque no problema, mas sim nas soluções e nos caminhos que podem ser tomados. Se necessário, tenha um diário para poder fazer anotações, ou apenas para desabafar e se permitir liberar essas questões de dentro de você para que elas possam dar espaço ao novo e ao positivo. E não se esqueça de anotar também as coisas boas e agradecer.
  8. Monte seu pote da gratidão:
    O pote da gratidão (pode ser um caderno também) é um local onde você anota cada coisa boa que acontece em sua vida e cada motivo que você tem para agradecer. É muito bom reler as gratidões depois de um tempo e lembrar todas as coisas boas pelas quais você poder ser grato em sua vida.
  9. Tente identificar o que te altera negativamente:
    Em quais situações normalmente você se sente triste ou irritado? As vezes você tem a tendência a se sentir pra baixo em algum horário por exemplo? O que tem na sua rotina nesse horário? Pare, pense e faça uma lista se necessário para que você possa ver claramente o que está acontecendo. Após identificar o ponto chave, será muito mais fácil para mudar essas situações.
  10. Pratique atividades físicas:
    A prática de exercícios físicos ajuda a melhorar a saúde emocional através da liberação de hormônios que melhoram o humor e diminuem o estresse. Procure uma atividade física que você goste: pode ser caminhada, yoga, dança, natação etc. Mas o mais importante: muitas pessoas praticam esportes e atividades físicas pensando no resultado físico que pode demorar para aparecer e acabam frustradas, por isso é importante fazer algo que você goste pensando no seu bem-estar integral.
  11. Se alimente bem:
    O consumo de alimentos ricos em ômega 3 como linhaça e nozes, ácido fólico como as folhas verdes, lentilhas e abacate, ajudam a melhorar o nosso estado emocional. Lembre-se: uma boa alimentação ajuda a prevenir muitas coisas.
  12. Se permita relaxar:
    Relaxar a mente e o corpo é essencial para poder viver uma vida positiva. Saiba os momentos de se desligar do trabalho, dos problemas e do estresse e se permita respirar e relaxar. Durante o trabalho por exemplo: quando estiver almoçando simplesmente almoce, busque não ficar pensando nas coisas a serem resolvidas no trabalho, almoce, curta a sua pausa e respire.

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