Benefícios da Abóbora

postado em: Blog, Destaque, Dicas de alimentação | Comments

Incluir a abóbora em sua alimentação pode te ajudar a trazer muitos benefícios pra você tanto a nível de saúde como também energético.
Ela é rica em vitaminas, minerais e fibras e é super versátil e pode ser utilizada para preparados tanto de pratos salgados como doces. E hoje vamos falar para vocês alguns motivos para você incluir a abóbora na sua alimentação.

 

Benefícios da abóbora:

 

  • Ajuda a prevenir doenças do coração:
    Ela possui diversas substâncias que beneficiam e melhoram a saúde do coração como magnésio, potássio, fibras, vitaminas A e C. Elas ajudam a reduzir a pressão arterial, a diminuir o risco de derrames, a prevenir o acúmulo de gordura nas paredes dos vasos sanguíneos e a consequentemente a prevenir obstruções.
  • Atua como vermífugo natural:
    Existem pesquisas que comprovam que consumir sementes de abóbora ajudam no tratamento de infestação de parasitas no intestino por conter cucurbitina que ajuda a eliminar os vermes do trato digestivos.
  • Ajuda na perda de peso:
    Ela é rica em fibras e possui poucas calorias. Além disso é nutritiva e aumenta a saciedade, ajudando a combater compulsões alimentares.Além disso, as fibras ajudam a manter o nível de açúcar no sangue estável o que ajuda a prevenir o acumulo excessivo de gordura.
  • Melhora a visão:
    A abóbora é rica em betacaroteno. O betacaroteno depois se transforma em vitamina A que ajuda na qualidade da visão e a prevenir doenças degenerativas dos olhos.
  • Melhora o sistema imunológico:
    Alimentos ricos em vitamina C e betacaroteno melhoram o sistema imunológico e esse é o caso da abóbora.
  • Melhora a saúde sexual masculina:
    As sementes de abóbora possui boas quantidades de zinco que é muito benéfico e essencial para a saúde masculina auxiliando a regular os hormônios que trabalham a ereção, fertilidade e libido masculina.
  •  Melhora a saúde da mulher:
    Existem estudos que associam o consumo de alimentos ricos em ferro com a melhora da fertilidade feminina. E o óleo de semente de abóbora possui boas quantidade de estrogênios naturais que ajudam a amenizar sintomas da menopausa.
  •  Ajuda a prevenir rugas:
    A vitamina A é um excelente anti-idade que ajuda na produção de colágeno e na renovação celular o que diminuir e alivia a aparência de rugas, melhorando o aspecto da pele.
  • Melhora a qualidade do sono: 
    As sementes da abóbora possuem triptofano que ajudam na produção de serotonina. A serotonina é a responsável por melhorar o humor e promover relaxamento para dormir melhor.
  • Ajuda a atrair prosperidade: 
    As suas sementes ajudam a atrair prosperidade e a trazer a energia fértil para a realização de desejos. Para isso você pode fazer um pão com essas sementes mentalizando as coisas que você deseja atrair para a sua vida.

    Receita de Creme de Abóbora e Gengibre (Vegano)

    Ingredientes:
    – 2 dentes de alho picados
    – 1/2 xícara (de chá) de cebola picada
    – 600g de abóbora cabotiá crua (cerca de 3 e 1/2 xícaras ou meia cabotiá média)
    – 1 xícara (de chá) de batata inglesa, batata doce ou inhame
    – 1 colher (de sopa) de gengibre ralado
    – 1 colher (de chá) de curry
    – 3 e 1/2 xícaras (de chá) de água
    – Sal a gosto

    Modo de Preparo: 
    Coloque um fio de óleo em uma panela em fogo médio e refogue o alho e a cebola até ficarem levemente dourados.
    Acrescente a abóbora cabotiá picada, a batata, o gengibre ralado, tempere com sal a gosto, adicione o curry e refogue por alguns minutos.
    Adicione a água e deixe cozinhar até a abóbora e a batata estarem macias. Desligue, espere esfriar por 10 minutos e bata no liquidificador até obter um creme uniforme. Está pronto!

    Receita do site Presunto Vegetariano

 

Referência: Mundo Boa Forma