10 Benefícios da Amêndoa para a Saúde

postado em: Blog, Destaque, Dicas de alimentação | Comments

As amêndoas são ricas em vitaminas e nutrientes que podem beneficiar a sua saúde. Elas possuem proteínas, fibras, vitamina b2, Vitamina E, magnésio entre outras.
E o melhor de tudo é que é muito versátil na hora de ser consumida, pode ser consumida pura, inteira, através do seu óleo, ralada e em diversas receitas.

Benefícios da Amêndoa:

  1. Retarda o envelhecimento da pele:
    É rica em antioxidantes e vitamina E que ajudam a prevenir o envelhecimento, a proteger a pele contra os efeitos dos raios UV e a proteger o colágeno e elastina responsáveis por manter a firmeza na pele e ajudar a mantê-la sem rugas e com viço
  2. Ajuda a prevenir o câncer:
    As amêndoas são ricas em antioxidantes que ajudam a neutralizar e diminuir os efeitos dos radicais livres  a na recuperação de células danificadas e por esse motivo são excelentes aliadas na prevenção do câncer.
  3. Aumenta a energia e disposição: 
    A amêndoa possui uma grande quantidade de calorias saudáveis que junto com a usa composição serve para fornecer ao corpo uma energia durável e saudável. Ela contém riboflavina, cobre e manganês que além de ajudar a aumentar a energia, ajudam a acelerar o metabolismo fornecendo assim uma energia de boa qualidade.
  4. Ajudam no processo de emagrecimento: 
    Elas ajudam a aumentar a saciedade, você sabia? Ela é rica em fibras, proteínas e gorduras não saturadas que aumentam a sensação de saciedade.  Por isso, uma pequena quantidade já basta para se sentir satisfeita e diminuir a necessidade das famosas beliscadas com calorias vazias ao longo do dia que são tão prejudiciais para a dieta.
  5. Ajudam a ganhar massa muscular:
    Ela é uma rica fonte de proteína, que uma das maiores responsáveis do ganho muscular.
  6. Ajuda a reduzir o colesterol ruim (LDL): 
    Ela aumenta o colesterol bom (HDL) e ajuda a retirar o excesso de gordura do sangue e ajuda a diminuir as chances de problemas cardíacos.
  7. Melhora a saúde cardíaca: 
    Elas ajudam a reduzir os riscos de problemas cardíacos por serem uma ótima fonte de gordura insaturada, potássio e antioxidantes. Além disso possuem vitamina E e ácido fólico que ajudam na saúde das artérias.
  8. Ajuda a fortalecer os ossos e os dentes: 
    É rica em ômega 3 que ajuda na absorção do cálcio e melhora a síntese do colágeno e por consequência melhora fortalece os ossos e os dentes, atuando inclusive na prevenção de osteoporose.
  9. Ajudam a manter o cérebro e a mente saudável:
    As amêndoas contêm riboflavina e L- carnitina que ajudam a potencializar a atividade cerebral e criam conexões neurais e ajudam a prevenir Alzheimer e melhora o sistema nervoso como um todo. Além disso, possui vitamina E e B6 que ajudam a prevenir problemas de memória.
  10. Ajuda a prevenir diabetes:

Ela ajuda no controle dos níveis de açúcar do sangue por ser uma excelente fonte de magnésio que é um dos responsáveis pela regulação  dos níveis de açúcar no sangue. Inclusive o seu consumo ajuda a reduzir os riscos de pico de açúcar após as refeições.

 

Receita: Farofa com farinha de amêndoas:

 

Ingredientes:

  • ½ cebola picada,
  • 2 dentes de alho,
  • 2 colheres de óleo de coco ou azeite,
  • 1 xícara de farinha de amêndoa,
  • 1 colher de chia,
  • 2 colheres de linhaça dourada,
  • 2 colheres de gergelim preto,
  • ¼ xícara de proteína de soja texturizada,
  • ¼ xícara de semente de girassol,
  • ¼ xícara de castanha de caju torrada,
  • Sal a gosto
  • Cebolinha e salsinha a gosto

Modo de preparo:

Refogue a cebola, o alho até e a soja no azeite até ficar dourado. Acrescente a farinha de amêndoa e mexa por aproximadamente um minuto. Desligue o fogo e acrescente o restante dos ingredientes.

Referência: Boa Forma