Benefícios da Aveia

postado em: Blog, Dicas de alimentação | Comments

A aveia é um grande aliado principalmente nos nossos cafés para acompanhar uma fruta de manhã, diz para mim quem nunca comeu uma fruta com aveia ou um mingau pela manhã? Além de ser muito versátil para diversas receitas. Mas você sabia que ela possui diversos benefícios para a saúde?

Ela é rica em fibras e em minerais como zinco, cobre, crome, magnésio, fósforo, manganês e molibdênio. Possui biotina, vitamina B1 e também proteínas.

Benefícios da aveia:

Melhora a saúde cardiovascular: a aveia e o consumo de grãos integrais ajudam a melhorar a saúde das artérias e do coração, ajudando a diminuir a pressão sanguínea e melhorando a saúde cardiovascular.

– Ajuda a diminuir os riscos de insuficiência cardíaca: A insuficiência cardíaca atinge principalmente idosos e segundo estudo realizado por Harvard sobre a aveia e a redução de colesterol e da pressão sanguínea as pessoas que consumiam aveia todos os dias apresentaram chance aproximada de 30% menor de desenvolver insuficiência cardíaca.

– Auxilia na prevenção de diabetes: a aveia possui baixo índice glicêmico, e ajuda a diminuir a taxa de absorção dos carboidratos, melhorando a resposta e sensibilidade à insulina. Dessa forma, a aveia ajuda a controlar a incidência de diabetes.

– Ajuda no emagrecimento: Possui baixo valor calórico, e por possuir grande quantidade de fibras que auxiliam a promover a saciedade é uma boa aliada no processo de emagrecimento.

– Boa fonte de energia: a aveia tem baixo índice glicêmico, portanto, os carboidratos presentes nela são absorvidos de forma lenta pelo corpo, evitando os picos de glicemia e de insulina, sendo assim tipo saudável de carboidrato, indicado para ser consumido antes de atividades físicas por manter a disponibilidade de carboidratos por um período maior de tempo, aumentando assim a energia corporal.

– Melhora o ganho de massa muscular: além de possuir carboidratos bons, ela possui um valor importante de proteínas vegetais e auxilia na recuperação e construção muscular estimulada pela atividade física.

– Melhora a saúde da pele: a aveia ajuda a normalizar o pH da pele, ajudando a diminuir a coceira e a irritação, tendo um efeito calmante sob a pele e também devido a sua composição ajuda a manter aa hidratação da pele por mais tempo.

– Melhora a resposta do organismo na presença de bactérias: as beta glucanas presente em sua composição ajudam o sistema imune ao interferir na atividade de células não especificas do sistema imune que atuam na defesa contra micro-organismo invasores. Estudos comprovam que ela melhora a capacidade da eliminação de bactérias presentes no organismo.

Fonte:  https://www.mundoboaforma.com.br/11-beneficios-da-aveia-para-que-serve-e-propriedades/#XTU7kFYd6RD2LoRp.99