Benefícios da Berinjela

postado em: Blog, Dicas de alimentação | Comments

Você sabia que a berinjela é altamente nutritiva?

Ela é um excelente aliado para manter a sua vida ainda mais saudável, seus nutrientes melhoram a saúde e ajudam a prevenir diversas doenças.

Ela faz parte da família dos pimentões, tomates e batata. E sua textura esponjosa e levemente amarga faz com que ela seja versátil para diversos pratos e é inclusive uma boa alternativa para substituir a carne em alguns pratos vegetarianos.

Benefícios da berinjela:

 

– Melhora a saúde cardiovascular:

A berinjela possui muitos fitonutrientes, fibras, vitamina C, B6 e potássio que ajudam a melhorar a saúde e a diminuir o risco de doenças cardíacas e a controlar a pressão sanguínea.

– É rico em antioxidantes:

A berinjela é fonte excelente de fenólicos, ótimo antioxidante. E ajuda a prevenir o colesterol ruim.

– Ajuda a prevenir prisão de ventre:

É rica em fibras e ajuda a prevenir prisão de ventre, hemorroidas e até mesmo regular o açúcar no sangue.

– Favorece o emagrecimento: 

Além de ser rica em fibras e água que ajudam a promover a saciedade, a berinjela possui poucas calorias o que a faz dela uma boa aliada no processo de emagrecimento saudável.

– Possui pouco sódio:

A quantidade de sódio presente na berinjela é baixa, e é um bom alimento para dietas para pessoas com problemas renais, hipertensão, problemas de circulação e cardíacos.

– Auxilia durante a gestação e na saúde do bebê:

A berinjela fornece nutrientes essenciais para o crescimento e desenvolvimento do feto e também fornece  vitamina E e ácido fólico o que beneficia a saúda da mãe e do bebê durante a gestação.

– Ajuda na prevenção do câncer:

Possui diversos antioxidantes,polifenóis e ácido clorogênico ajudam a proteger as células  dos radicais livres a prevenir o crescimento de tumores e aumento das células cancerígenas.

– Melhora a saúde cerebral:

A berinjela tem em sua composição nutrientes e antioxidantes que ajudam a proteger as membranas celulares e ajudam a prevenir problemas e transtornos mentais e perda de memória causados pela idade.

– Melhora o bom humor e a energia:

Possui tiamina e Vitamina B6 que ajudam as transformar os alimentos que consumimos em energia e sintetizam a serotonina. Isso causa o aumento da energia, ajuda melhorar o humor e a qualidade do sono.

Bibliografia