Benefícios do Alcaçuz

postado em: Blog, Dicas de alimentação | Comments

O alcaçuz faz parte da família dos legumes e a parte utilizada é a raiz. Ela tem um sabor muito característico e traz muitos beneficios para a saúde.

A sua raiz contém flavonoides que tem ações anti-inflamatórias e antioxidantes. Ela tem sapanósitos triterpenóides que ajuda a reduzir a tosse por possui ação expectorante e auxiliar o sistema respiratório. Tem polissacarídeos que dão energia.  Também possui fitoesterois em suas razies que ajudam a controlar o colesterol e melhoram a saúde do fígado e propriedades que estimulam o sistema imunológico

 

Benefícios da raiz de alcaçuz:

  •  Alivia irritações de gargantas:
    Ela tem glicirrizina que ajuda a diminuir irritação de garganta. E atua como anti-inflamatória que ajuda a aliviar e prevenir inflamações na região.
  • Protege e beneficia a saúde do fígado:
    O alcaçuz tem propriedades anti-inflamatórios como os saponósitos que ajudam o fígado a combater toxinas produzidas pela difteria e tétano.
  • Beneficia a saúde do pulmão:
    Ela tem saponósitos triterpenoides que tem ação expectorante e ajudam a relaxar os espasmos bronquiais e a liberar e soltar o muco.
  • Reduz o colesterol: 
    Os saponósitos tem ação anti-inflamatória que ajudam a formar os complexos insolúveis entre saponina e colesterol que ajudam a reduzir o colesterol.
  • Protege o estômago:
    Quando você consome a raiz de alcaçuz ela gera uma espécie de camada de gel protetor no estômago que ajudam a prevenir lesões. E ajuda a reduzir a acidez no estômago, reduzindo cólicas, gases e azia.
  • Melhora o trânsito intestinal:
    Essa raiz tem efeito colagogo que melhora o trânsito intestinal.
  • Melhora o sistema imunológico:
    A raiz de alcaçuz tem diversas propriedades que melhoram a saúde e o sistema imunológico, inclusive antioxidantes que ajudam a prevenir diversas doenças e prevenir o envelhecimento precoce.

Contraindicações:

Ela não indicada para gestantes, pessoas com problemas nos rins e hipertensas. Porque o consumo em dosagens altas pode aumentar a pressão sanguínea.

Fonte: Site Minha Vida