Benefícios do Alho- Poró

postado em: Blog, Dicas de alimentação | Comments

Benefícios do Alho poró
O alho poró é um vegetal pertencente à mesma família das cebolas e dos alhos, e possui diversos outros nomes, como alho-francês, alho-macho, alho-porró, porro-bravo, porro-hortense, entre outros.

Mas ele não possui bulbo arredondado, e é caracterizado por um cilindro de folhas, de cor branca na parte que fica subterrânea e de cor verde-escuro nas folhas. A parte branca do vegetal é a mais utilizada na culinária, mas suas folhas também são bastante apreciadas em vários lugares, como o Egito e o Oriente Médio.

O alho-poró é rico em nutrientes e vitaminas entre eles a Vitamina A, B6, Vitamina C, K, ferro, manganês, magnésio e ácido fólico. E possui muitos benefícios. Vamos ver um pouco mais sobre eles:

1. Possui propriedades antioxidantes

O alho poró tem alto poder antioxidante. As substâncias antioxidantes são capazes de neutralizar e de reduzir os efeitos dos radicais livres que são produzidas de forma natural pelo organismo, mas que podem causar danos nas estruturas do corpo, sendo responsáveis pelo envelhecimento precoce.

Estudos mostram que as substâncias com propriedades antioxidantes podem prevenir muitas doenças crônicas e degenerativas, tais como os diversos tipos de câncer e o mal de Alzheimer.

  1. Melhora a saúde do sistema cardiovascular

Diversas pesquisas mostraram que as substâncias antioxidantes presentes no alho poró, principalmente a vitamina C, podem ajudar na redução do acúmulo de colesterol nas artérias e promover a regulação da pressão arterial, auxiliando, assim, na prevenção de muitas doenças cardiovasculares como a arteriosclerose, a hipertensão arterial, acidente vascular cerebral (AVC), o infarto do miocárdio, a insuficiência cardíaca, entre muitas outras.

Além disso, entre os muitos benefícios do alho poró, este ajuda na eliminação de uma substância chamada de homocisteína, que é um aminoácido presente no plasma do sangue que está relacionado com o surgimento de muitas doenças cardiovasculares, pois seus níveis elevados causam alterações nos vasos sanguíneos.

  1. Ajuda no sistema imunológico

Mais um dos benefício do alho poró proveniente da vitamina C é auxiliar no fortalecimento do sistema imunológico. Diversos estudos mostram que o consumo de vitamina C pode ajudar tanto na prevenção quanto no alívio dos sintomas de gripes e resfriados.

  1. Aumenta a saúde do sistema digestivo

O alho poró contém altos teores de fibras e estas são fundamentais para a manutenção da saúde de todo o sistema digestivo. As fibras são importantes para estimular o fortalecimento do estômago, dos rins e do intestino, ajudando na limpeza do trato intestinal, melhorando a absorção de nutrientes e também promovendo maior saciedade e controle da fome.

Além disso, o alho poró contém prebióticos, que são bactérias boas e que ajudam a estimular a ação peristáltica, eliminando fluidos digestivos e aumentando a saúde do sistema digestivo.

  1. Auxilia no processo de emagrecimento

O alho poró contém uma substância chamada de inulina. Estudos mostram que incluir a inulina na alimentação ajuda na regulação dos níveis de muitos hormônios controladores do apetite na corrente sanguínea, sendo um fator importante para o processo de emagrecimento, principalmente nos casos de obesidade.

O uso da inulina em grupos controlados mostrou uma redução significativa nos índices de peso corporal e massa de gordura com a suplementação desta substância.

Outro estudo também mostrou que a inulina é importante na retenção e no acréscimo de cálcio nos ossos, aumentando em 15% nos grupos que receberam uma suplementação de inulina em comparação com grupos de controle.

O alho poró possui entre 18% e 60% de matéria seca em inulina na sua composição e é uma excelente fonte desta substância.

  1. Melhora a saúde de mulheres grávidas

Seu alto teor de ácido fólico traz benefícios do alho poró fundamentais para mulheres que estão no início da gravidez. O ácido fólico ajuda na formação do tubo neural do feto nas primeiras quatro semanas de gestação. Esta é uma estrutura fundamental para o completo desenvolvimento do sistema nervoso do bebê e irá garantir a saúde do mesmo, prevenindo doenças como a espinha bífida, a anencefalia, o lábio leporino, as doenças cardíacas e evitando a anemia na mãe.

  1. Diminui o risco de doenças inflamatórias crônicas

Estudos mostram benefícios do alho poró na luta contra estados inflamatórios crônicos de baixa intensidade, como diabetes, obesidade e artrite reumatóide por conta do seu teor de polifenol e kaempferol.

  1. Combate ao câncer

Estudos mostraram que o alho poró é uma boa fonte de sulfatos de alilo, os quais já demonstraram ser capazes de ajudar na luta contra o crescimento de tumores.


Fonte: http://www.mundoboaforma.com.br/8-beneficios-do-alho-poro-para-que-serve-e-propriedades/