Benefícios do Amendoim

postado em: Blog, Destaque, Dicas de alimentação | Comments

O Amendoim, parente do feijão e da ervilha, é uma leguminosa que é mais comumente classificada como fruta oleaginosa, pelo seu perfil nutricional e pelo seu modo de consumo. É muito conhecido pelo seu alto teor calórico, motivo pelo qual deve ser consumido com moderação. Mas, apenas disso, é uma fonte importante de energia para o organismo e de nutrientes, trazendo diversos benefícios para a nossa saúde, auxiliando na perda de peso quando consumido da maneira e quantidade correta.

O amendoim é também uma fonte de resveratrol, ômega-3, ácido fólico, ácido fítico e vitamina E, B3, além de fibras, proteínas, contendo ricas cadeiras de aminoácidos em sua formação, o que auxilia na construção muscular. Possui função antioxidante, combatendo os radicais livres.

Por conta disso, a sua composição poderá promover:

– Melhora no humor e na redução do estresse, por conta do triptofano, que melhora a produção de hormônios do bem-estar.

– Auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares por conter resveratrol e por ser antioxidante;

–  Auxilia na prevenção do câncer por conter o resveratrol, ácido fólico, ácido fítico e vitamina E.

– Auxilia na manutenção da saúde muscular e a favorecer a contração muscular, por conter magnésio e potássio, possuindo uma boa quantidade de proteínas e ricas cadeiras de aminoácidos. Favorece a hipertrofia e a recuperação muscular.

– É fonte de energia rápida, o que auxilia na realização de exercícios físicos, melhorando o rendimento e favorece a hipertrofia

– Auxilia na prevenção do envelhecimento precoce por ser rico em Vitamina E, com função antioxidante, auxiliando no combate aos radicais livres, prevenindo a degeneração, auxiliando na saúde cardiovascular.

– Auxilia na saúde do cérebro e do sistema nervoso por conter vitamina B3, protegendo contra o declínio cognitivo e, inclusive, contra doenças como o Alzheimer.

– Quando consumido na quantidade certa auxilia na perda de peso por conter gorduras, proteínas, carboidratos e fibras, proporcionando a sensação de saciedade.