Benefícios do Manjericão

postado em: Blog, Destaque, Dicas de alimentação | Comments

O consumo de Manjericão pode trazer diversos benefícios para a nossa saúde. Conhecido desde a Grécia Antiga, ele possui propriedades desintoxicantes, antissépticas e ajuda a restabelecer o organismo de todo o tipo de infecção.

É rico vitaminas A, C e K, além de manganês, cobre, cálcio, ferro e gorduras omega-3. É uma ótima fonte de magnésio, que proporciona melhor fluxo sanguíneo.

 

Benefícios do Manjericão:

  • Melhora o Sistema Imunológico:Existem diversos estudos e pesquisas que comprovam que vários dos componentes químicos da planta melhoram a produção de anticorpos em até 20%. E ao fazer isso ele ajuda contra câncer, gripes, resfriados e alergias.
  • Ajuda no tratamento de resfriados:Como ele melhora o sistema imunológico, ele ajuda a combater os resfriados. Para isso você pode mastigar algumas folhas de manjericão ao longo do dia. Ele possui propriedades antibióticas que ajudam o corpo contra infecções e bactérias.
  • Alivio da tosse:Ele faz parte da composição de diversos expectorantes e xaropes e pode diminuir a dor de garganta através do gargarejo com água fervida com manjericão.
  • Melhora a saúde bucal:Suas propriedades ajudam a combater doenças periodontais e mau hálito.
  • Bom para problemas de estômago:O manjericão traz benefícios para o sistema digestivo. O seu chá pode ser utilizado para combater prisão de ventre, indigestão e acidez. Suas propriedades medicinais ajudam a diminuir a úlcera gástrica e úlcera péptica, além de melhorar o funcionamento do fígado.
  • Alivio de dores de cabeça:Por ser relaxante muscular, o manjericão ajuda a diminuir as tensões corporais e dores de cabeça.
  • Melhora o sistema cardiovascular: O manjericão é rico em antioxidantes que ajudam a baixar o nível de colesterol e reduzir as chances do desenvolvimento da doença da artéria coronária. Propriedades do manjericão como o magnésio auxiliam relaxando os músculos e melhorando o fluxo sanguíneo no organismo.

8- Melhora o Sistema Respiratório:

Ele melhora o desempenho dos pulmões e ele é beneficio para bronquite e até mesmo redução dos sintomas da tuberculose.

9- Melhora a pele:

O manjericão ajuda a prevenir acnes e ajuda na recuperação de feridas.

O seu óleo essencial ajuda a eliminar as bactérias presentes na derme, que resultam no entupimento dos poros, a principal causa da acne.

 

10- Ajuda na redução do estresse:

As folhas de Manjericão também são apontadas por diminuir o estresse. Especialistas recomendam mascar 10 a 12 folhas de Manjericão, duas vezes por dia, para prevenir o estresse.

 

11- Melhora o Sistema Nervoso:

Ele melhora as funções cerebrais, normalizando os níveis de neurotransmissores no cérebro. O óleo essencial ajuda como tônico cerebral e ajuda a melhorar a memória.