Benefícios do Morango

postado em: Blog, Destaque, Dicas de alimentação | Comments

O morango é uma ótima fonte de vitamina c, ajuda a prevenir resfriados, infecções, fortalece os dentes e ossos e é rico em antioxidantes. Por possuir antocianina, ele ajuda na prevenção do envelhecimento precoce da pele.

 

Propriedades do morango:

  • Contém piroxidina (vitamina B6) que é benéfica especialmente para as mulheres.
  • Contém vitaminas K, B2, B5, B6 e B9, Cobre, Iodo, Silício, Potássio e Magnésio.
  • Excelente fonte de vitamina C e manganês.
  • Possui fisestina (substância que estimula o cérebro e melhora a memória).
  • Contém vários açúcares, incluindo frutose e principalmente levulose.
  • Pode ser considerado diurético e laxativo, por suas propriedades laxantes encontradas nas fibras e sais minerais, estimulando o intestino.
  • Elimina toxinas do corpo, assim, pode ser considerada uma fruta depurativa.
  • Alcaliniza o sangue e reforça a imunidade.
  • Possui pouco valor calórico (5 morangos de tamanho médio têm cerca de 24 calorias).
  • Com relação aos fitonutrientes, eles possuem compostos dos grupos das antocianinas, dos flavonoides, dos ácidos hidroxicinâmicos e hidroxibenzóicos, exemplares de taninos e estilbenos.

Benefícios do Morango

  1. Controle da glicemia:estudos apontam que o consumo do morango ajuda a controlar a glicemia. Consumir de 2 a 3 porções por semana consegue melhorar os índices a longo prazo.
  2. Auxilia no processo de emagrecimento:o morango é um importante aliado no processo de emagrecimento, pois ajuda na sensação de saciedade, fazendo com que você coma menos por impulso. Também ajuda a acelerar o metabolismo, potencializando o emagrecimento.
  3. Benefícios cardiovasculares:estudos também apontam que o consumo de morangos regularmente ajuda a diminuir o risco de doenças cardiovasculares, tais como infarto e AVC.
  4. Ação anti-inflamatória e fortalecedora do sistema imunológico:o morango possui uma boa propriedade anti-inflamatória e também ajuda seu organismo a se recuperar bem, por fortalecer o seu sistema imunológico graças ao alto índice de Vitamina C e outras substâncias.
  5. Ação antioxidante:as ações antioxidantes causadas pelo consumo de morango são importantes para desintoxicação do organismo, eliminando substâncias que podem causar problemas de saúde a longo prazo. Também ajuda a retirar os radicais livres do seu corpo.
  6. Ajuda a prevenir o câncer:devido a sua ação anti-inflamatória e antioxidante, bem como fortalecedora do sistema imunológico, o morango ajuda a prevenir o surgimento de tumores malignos.
  7. Rico em nutrientes importantes:o morango é um alimento rico nos mais diversos nutrientes essenciais para um bom funcionamento do organismo, tais como: manganês, vitamina C, B6, biotina, ácido fólico, fibras, ômega 3, iodo, potássio, fósforo, magnésio e cobre. Isabela também ressalta a presença de compostos dos grupos das antocianinas, dos flavonoides, dos ácidos hidroxicinâmicos e hidroxibenzóicos, exemplares de taninos e estilbenos.
  8. Retardamento do envelhecimento precoce:a eliminação dos radicais livres, causada pela sua ação antioxidante, também traz benefícios estéticos como o retardamento do envelhecimento precoce e evita o surgimento de rugas. Ajudam nisso a presença da vitamina C e ácido elágico. A primeira também é importante para a síntese de colágeno, permitindo que você melhore seu tônus muscular e evite a sensação de flacidez.

Morango para Pele

O morango contém um composto antioxidante chamado ácido elágico que pode ajudar a manter as fibras elásticas e evitar a flacidez da pele, bem como combater os danos causados ​​pelos radicais livres e evitar rugas.

Morangos têm biotina que fortalecem o cabelo e unhas.

Os benefícios do morango para a pele também são proporcionados pelo seu conteúdo de vitamina C e pela presença do ácido elágico (um ácido hidroxibenzóico).

Combatendo a ação dos radicais livres, a vitamina C ajuda a retardar o envelhecimento precoce. A vitamina ainda é fundamental para o processo de síntese de colágeno, proteína que garante uma melhor firmeza para a pele. O ácido elágico também evita o surgimento de rugas provocadas pela exposição excessiva da pele aos raios UV-B.

Para aproveitar os benefícios do morango na pele, basta fazer uma máscara de morango. Amasse uns 3 ou 4 morangos e acrescente um pouco de farinha de aveia, misture até formar uma pasta. Passe na pele e deixe agir por 20 minutos, enxágue bem o rosto. Repita a operação 2 vezes na semana.

 

E hoje trazemos duas receitas deliciosas com morango para vocês.
Receita de Smothie de Morango com Jabuticaba

Ingredientes

  • 1/2xícara (chá) morango
  • 1/2xícara (chá) jabuticaba
  • 1/2xícara (chá) água
  • 4pedras gelo

 

Modo de preparo

  1. Bata todos os ingredientes no mixer ou liquidificador.

 

Receita de Wrap de Morango com Rúcula

Ingredientes: (Para 4 Wraps)

 

Ingredientes

  • 4 tortillas de farinha
  • 120g de queijo de cabra ( ou queijo vegetal de sua preferência)
  • 2 colheres de sopa de leite (se você for vegano pode substituir por leite vegetal)
  • 1 colher de sopa de mel (ou agave se você for vegano)
  • 1 colher de sopa de vinagre balsâmico
  • 400g de morangos
  • 1 maço de rúcula
  • Azeite e sal à gosto
Modo de Preparo:

Em um bowl, amasse o queijo de cabra com a ajuda de um garfo. Adicione o vinagre e o mel e misture. Acrescente o leite, misturando bem até que vire um creme liso.
Corte os morangos em fatias.
Para a montagem, espalhe um pouco do creme por cima da tortilla, acrescente a rúcula no centro e regue com sal e azeite.
Por último, coloque os morangos e feche formando um wrap. Corte ao meio e sirva.

Fontes:

https://belezaesaude.com/morango/

https://www.dicasdemulher.com.br/morango/