Benefícios do Óleo Essencial de Lavanda

postado em: Blog, Destaque, Espiritualidade, Terapias | Comments

E hoje vamos falar do nosso óleo essencial queridinho e super coringa, o óleo de lavanda.
O óleo essencial de lavanda possui propriedades relaxantes, calmantes, anti-inflamatória, antifúngico, antibactericida, antioxidantes e alto poder regenerador. Esse é um dos óleos que vale a penar ter em no seu kit de remédios naturais para primeiros socorros. E agora eu vou contar o porquê falando alguns dos benefícios desse maravilhoso óleo essencial:

1- Melhora a qualidade do sono:
O óleo essencial de lavanda auxilia para caso de insônias, por possuir propriedades relaxantes e sedativas, esse óleo é um ótimo aliado para melhorar a qualidade do sono. Para isso, basta pingar uma gota de óleo essencial no travesseiro ou colocar uma gota do óleo em um aromatizador de ambientes no seu quarto minutos antes de dormir. Pode ser utilizado inclusive por crianças, adicionando algumas gotas do óleo na água do banho noturno da criança ou bebê para ajudá-lo a dormir.
2- Equilibra o Sistema Nervoso:
O óleo essencial de lavanda auxilia no alivio da ansiedade, da tensão nervosa, estresse, depressão e esgotamento nervoso. Para esse caso pode ser utilizado através de inalação pelo aromatizador pessoal ou borrifar diluído nos ambientes.
3-  Ótimo para cuidados com a pele de forma geral:
Por possuir propriedade antissépticas, antifúngicas e antioxidantes é excelente para auxiliar no tratamento de problemas de peles como rugas, acne, queimaduras, psoríase e etc. Ele auxilia para acelerar o processo de cicatrização tanto de queimaduras, como cortes feridas.
4-  Auxilia no tratamento da Acne:
A lavanda possui propriedades antibactericidas o que impede e diminui a infecção bacteriana que causa a acne, também ajuda a equilibrar a secreção de sebo cutâneo e o aparecimento de novas espinhas. Além disso, ela auxilia na diminuição das cicatrizes. Para isso basta pingar algumas gotas do óleo em um creme hidratante de sua preferência. Pode ser utilizada também em alguma máscara caseira de babosa ou de argila. Clique aqui para ver a Receita. 

5- Picadas de insetos:

Esse óleo essencial auxilia no alivio da coceira de picadas de insetos e para diminui-las. Para isso basta pingar uma gota ou duas diluída em uma colher de sopa de babosa ou aloe vera e aplicar nas regiões afetadas.

6- Auxilia Alivio da dor:

O óleo de lavanda auxilia para alivio de dores musculares, dores nas costas, entorses, e cólicas através da sua aplicação por massagem na região diluída em cremes ou óleos. Para o caso de dores de cabeça ela pode auxiliar através da inalação, para isso basta pingar uma gota do óleo e um algodão e cheira por aproximadamente 15 minutos.

7- Funciona como Desodorante Natural:
O óleo essencial de lavanda por ter propriedades antifúngicas, antibactericidas e ser ótimo para pele funciona muito bem como desodorante natural. Para isso basta dilui-lo em leite magnésia. Clique aqui para a receita de desodorante natural e caseiro.