Benefícios do Óleo Essencial de Tea Tree

postado em: Blog, Destaque, Espiritualidade, Terapias | Comments

O óleo essencial de tea tree , também conhecido como melaleuca é um dos óleos muito bons para ter em casa, pois assim como o óleo de lavanda  do texto de benefícios da lavanda é muito útil e ele entra na lista de óleos essenciais que tem que ter porque ele é ótimo para diversos problemas de pele e também para estimular imunidade e até mesmo para produtos de limpeza.
Ele é um excelente antiviral, bactericida e fungicida e hoje trazemos aqui alguns benefícios do óleo essencial de tea tree.

– Ótimo para aliviar infecções

Esse óleo possui terpenóides e eucaliptol, fitoquímicos em suas propriedades medicinais auxiliam a combater fungos e bactérias. É bom também para aliviar sinusites, rinites através de inalação ou aromatizador pessoal, pois ajuda a aliviar e descongestionar as vias respiratórias.

-Melhora o aspecto da acne

Um estudo publicado no Medical Journal of Australia registrou que uma solução de 5% de óleo de tea tree trata acne tão bem quanto a mesma quantidade de peróxido de benzoila (o queridinho dos tratamentos antiespinhas). A vantagem das gotinhas milagrosas? Você não precisa se preocupar com a descamação da pele. “O óleo é um antibiótico e antisséptico poderoso e, ao mesmo tempo, é suave, o que ajuda na redução das bactérias que se alojam sobre a pele. Ele é mais usado como um tratamento local, mas também acalma as inflamações e vermelhidão ao redor da acne” esclarece Terry Loong.

E se você quer saber como fazer uma mascara natural para acne clique aqui 

 

-Diminui a caspa

 

Ele ajuda a eliminar os resíduos da raiz do cabelo e evita o ressecamento do couro cabeludo, ajudando assim a manter um cabelo muito mais limpo e saudável. E juntamente com o óleo de rícino e alecrim ajuda no crescimento dos cabelos. Você pode acrescentar algumas gotinhas desse óleo no seu xampu e já conseguirá notar a diferença nos fios.

 

– Ajuda a combater infecções vaginais

Um estudo da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, estimou que provavelmente 55,7% de todas as mulheres terão pelo menos um episódio de infecção vaginal por fungos (como a candidíase) ao longo de suas vidas. Cremes vaginais antifúngicos e medicamentos por via oral são os tratamentos mais indicados pelos médicos. Mas uma pesquisa da University of Western Australia comprovou que o óleo de tea tree, mesmo em baixas concentrações, é capaz de eliminar o principal fungo causador da candidíase. Alguns banhos de assento terapêuticos por semana podem ajudar a tratar e evitar re-infecções.

– Melhora a saúde bucal

Esse óleo é excelente para melhorar a qualidade da sua saúde bucal, sua composição ajuda a combater inflamações na gengiva, tártaro, placa bacteriana e até mesmo infecções de garganta. Você pode acrescentar algumas gotas no seu enxaguante bucal ou fazer um enxaguante a base de aloe vera e tea tree. “Em forma de enxaguante bucal, o tea tree ajuda a eliminar o mau hálito, placa e gengivite. Ele mata as bactérias na boca e reduz a dor e irritação devido a suas propriedades antibacterianas.”, explica a Dra. Terry Loong.

 

– Alivia dores musculares e distensões

Ao invés de aliviar as dores com relaxantes musculares (que praticamente eliminam todo aquele esforço que você fez nos agachamentos), vá de óleo de tea tree.  As propriedades anti-inflamatórias são ótimas para tratar aquelas dores pós-treino. “Ele estimula o fluxo sanguíneo para a área específica, acelerando a cicatrização e aumentando a taxa de novos tecidos e no crescimento celular ” explica Loong.

 

 

– Desinfeta ambientes fisicamente e energeticamente

Por suas propriedades desinfetantes, e que auxiliam a eliminar bactérias, fungos e vírus pode ser utilizado em ambientes em que muitas pessoas doentes passam, ou por exemplo em famílias em que tem alguém que sempre fica pegando resfriados, conjuntivites e etc. Esse óleo pode auxiliar não somente para eliminar esses vírus dos ambientes, mas também para estimular o sistema imunológico de quem os frequenta.

Além disso, ele também ajuda a “desinfetar” as energias negativas dos ambientes e pessoas.