Benefícios do Orégano

postado em: Blog, Dicas de alimentação | Comments

Quando pensamos no orégano logo nos vem a mente aquele cheirinho de pizza não é mesmo? Ele um dos temperos queridinhos para a nossa deliciosa pizza. Mas você sabia que A palavra orégano tem origem grega e significa “alegria da montanha”? Para eles ela tinha o poder de ajudar a atrair a felicidade. Ela fazia parte inclusive das celebrações de casamento para ajudar a terem felicidade no casamento. E ajuda a fortalecer a psique, equilibrando assim as nossas emoções.  E por isso ele é um dos temperos ótimos para ajudar a diminuir a depressão. Mas ele também traz outros benefícios para a nossa saúde.

O orégano possui muitas propriedades que são benéficas para o nosso corpo. Fonte de vitamina A, C e complexo B, é rico em ômega-3 e zinco, potássio, cálcio e magnésio. Como óleo essencial possui propriedades anestésicas, antissépticas e anti-inflamatórias.

Benefícios do Orégano:
– Previne o envelhecimento precoce:
É rico em antioxidantes como o timol, que agem contra os radicais livres e assim atua como poderoso aliado contra o envelhecimento precoce.

 

– Fortalece o sistema imunológico:

É rico em sais minerais e vitaminas que são aliados do sistema imunológico. O seu óleo ajuda a prevenir gripes e resfriados quando utilizado através da inalação.

 

– Ajuda no tratamento da Asma:

O óleo essencial de orégano é rico em antioxidantes que ajudam a limpar a o sistema respiratório, aliviando os sintomas da asma.

– Possui efeito anti-inflamatório:
Possui carvacrol, e por isso ajuda a reduzir diversos tipos de inflamações.

– Ajuda a combater bactérias e fungos:
O consumo de orégano de forma regular ajuda a eliminar fungos e bactérias que fazem mal à saúde.

– Ajuda na prevenção do câncer:
O orégano cru e fresco é rico em fibras e por isso ajuda o intestino a eliminar as toxinas por meio da bile, ajudando a diminuir o risco de câncer de cólon. Sua ação antioxidantes diminui e impede a ação dos radicais livres que são responsáveis pelas mutações que geram as células malignas.

 

– É digestivo:
Ajuda na produção de bile pela vesícula, facilitando a digestão de gorduras e permitindo melhora na absorção de nutrientes e ajuda a controlar os gases e flatulências.

 

– Regula a menstruação:
O chá de orégano ajuda a manter o ciclo menstrual regulado e diminui a possibilidade de menopausa precoce.

 

– Reduz cólicas menstruais:
Por ser fonte de polifenóis, que tem propriedades anti-inflamatórias, quando consumido regularmente ajuda a diminuir as cólicas menstruais.

 

– Benéfico para o coração:
É benéfico para as pessoas que fazem parte do grupo de risco de problemas cardíacos por possuir potássio, ômega-3 e antioxidantes que ajudam a controlar a pressão arterial, evitar doenças cardiovasculares e reduzir o colesterol.

 

Fonte: https://www.mundoboaforma.com.br/10-beneficios-do-oregano-para-que-serve-e-propriedades/#710DhtFy95AOtRWD.99