Benefícios do Pinhão

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O pinhão pode ser usado em saladas, bolos e tortas e pode trazer muitos benefícios para a saúde.

Ele é a semente da araucária, árvore que é encontrada na região sul do Brasil, principalmente no Paraná mas também é encontrado no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

 

E hoje vamos falar para vocês alguns benefícios do Pinhão:

 

– Ajuda na saúde do coração:
Ele contém um grupo de nutrientes (magnésio, vitamina E e K, gorduras monoinsaturadas) que favorece a saúde do coração.

As pesquisas sugerem que o ácido pinolênico – que é o ácido graxo do pinhão, segundo a Forbes – presente no alimento auxilia em relação aos níveis saudáveis de colesterol e pode ter propriedades que diminuem as taxas do colesterol ruim (também conhecido como LDL) por meio do aumento da captação do colesterol ruim por parte do fígado.

Níveis alterados de colesterol e triglicerídeos são considerados fatores de risco para doenças cardiovasculares. Além disso, de acordo com a Associação Americana do Coração, o LDL é chamado de colesterol ruim porque contribui com o acúmulo de gorduras nas artérias, o que também é conhecido como uma condição chamada de aterosclerose.

Esse acúmulo de placa estreita as artérias e aumenta os riscos de desenvolvimento de problemas de saúde como ataque no coração, acidente vascular cerebral (AVC) e doença arterial periférica, que é o estreitamento das artérias das pernas, completa a instituição.

– Rico em Nutrientes:

Ele possui vários nutrientes que são importantes para o bom funcionamento do organismo: carboidratos, proteínas, fibras, ferro, cálcio, magnésio, fosforo, vitamina E, vitamina C, Vitamina K e magnésio.

– Boa fonte de antioxidantes:
Os antioxidantes bloqueiam parte dos danos que são provocados nos nossos organismos pelos radicais livres.E o acumulo de radicais livres, a longo prazo pode ajudar no processo de envelhecimento e problemas como câncer, problemas cardíacos e artrite.

– Aumenta a energia corporal:

O Pinhão é fonte de nutrientes como gorduras monoinsaturadas (um tipo de gordura saudável), ferro e proteínas, que ajudam a aumentar a energia corporal.

– Saúde dos Olhos:

Ele contém luteína, um carotenoide que ajuda a prevenir doenças na visão e a sua degeneração relacionada ao envelhecimento.

– Saúde dos ossos:
O pinhão e a castanha de caju sãos os frutos secos que possuem doses mais significativas de vitamina K. E a deficiência de vitamina K no organismo pode aumentar o risco de osso fracos  e doenças como osteoporose.

– Equilíbrio da Pressão Arterial:
O pinhão possui grande quantidade de magnésio  e um estudo realizado no Reino Unido estudou a relação entre  a ingestão do magnésio e o acidente vascular cerebral (AVC) e seus grandes fatores de risco, como a pressão alta, concluiu que o consumo mais baixo do nutriente estava associado a uma pressão arterial mais elevada, além de um risco maior de ter AVC.

– Ajuda na Saúde Emocional:
O consumo de magnésio ajuda a melhorar a saúde emocional.

Pesquisadores da Austrália mostraram que o aumento na ingestão de magnésio estava relacionado com a redução de comportamentos externalizantes como explosões de raivas e os comportamentos relacionados ao déficit de atenção, hiperatividade, ansiedade e depressão.