Dicas para Melhorar Seus Relacionamentos

postado em: Blog, Destaque | Comments

Um relacionamento é qualquer relação entre uma ou mais pessoas e nos últimos tempos temos visto tantas brigas, falta de compreensão e pessoas frustradas com seus relacionamentos. E aqui estamos falando não somente de relacionamentos amorosos, mas relacionamentos de todos os tipos, familiares, de trabalho, amigos e para ajuda-los resolvemos fazer esse post com o objetivo de ajudar você a melhorar os seus relacionamentos com um todo.

 

Dicas para Melhorar seu Relacionamentos:

 

1-Se conheça:
Se conhecer é um dos primeiros e mais importantes passos para ficar bem com os outros. Quando você se permite se conhecer, você fica cada dia melhor consigo mesmo, se conhecendo e se sentindo até mesmo mais seguro e confiantes.

O hábito de manter um diário para anotar seus pensamentos, suas emoções e como você sente ajuda muito nesse processo do autoconhecimento além das práticas de meditação e terapias.

 

2- Se permita um tempo para você e cuide de si:

Se permita tirar um tempo para você para cuidar exclusivamente de você nem que seja apenas uma hora por semana, mas tire um tempo para fazer as coisas que você gosta, cultivar um hobbie, seja ler, praticar algum tipo de arte, dançar, fazer esportes, ou até mesmo cuidar de você fisicamente, fazendo suas unhas, uma máscara para o cabelo, pele e etc.

Esse hábito vai te ajudar a estar bem com você mesma, e fazer as pazes com quem você é, para assim consequentemente ter uma boa relação com os outros. Por que é muito difícil manter relação com outras pessoas se não estamos bem e felizes conosco, isso pode gerar relações de dependências e até mesmo frustrações no futuro.

3- Não se cobre e não cobre tanto o outro:

As vezes nós nos cobramos demais para sermos perfeitos, é ok cometer erros e falhar de vez enquanto. Afinal, somos humanos e enquanto estivermos nessa condição sempre teremos algo a aprender. Lembre-se disso e não cobre tanto e lembre-se que as pessoas com quem você convive também podem errar as vezes então não espere que o outro seja perfeito o tempo todo.

4- Abra mão do ego:

A gente tem uma mania de levar tudo pra o pessoal, e querer ter sempre a razão. Mas as vezes as coisas não são assim, nem tudo que as pessoas fazem ou falam as vezes diz respeito a você ou é para te ofender. Se permita sair da defensiva, seja empático e leve a vida com mais leveza para não entrar em conflitos de ego que apenas irão desgastar a sua energia.

5- Seja assertivo e não reativo:
Saiba responder a uma situação de forma pontual, avaliando um contexto e com disposição à resolvê-la. Não fique preocupado apenas em dar respostas, se justificar ou se defender, esteja aberto para propor soluções possíveis e positivas para ambos os lados envolvidos sempre.

Na maioria das vezes estamos tão condicionados a apenas reagir, que deixamos de fato de agir, pois nos colocamos sempre a disposição de defender ou atacar quando estamos ligados no modo “reativo”.

Caso sinta- se irritado por exemplo, pela licença e retire-se, se possível. Na maioria das vezes reagimos muito mal quando estamos irritados, nesse caso é melhor se permitir se retirar, respirar um pouco para assim clarear a mente e não entrar no modo reativo.

Quando agimos de fato, temos uma postura equilibrada e pensada que olha para si mesmo e para o outro com sinceridade e de forma clara.

 

6- Esteja presente:

Quando estiver conversando com alguém esteja presente e evite distrações. Celulares, computadores e tvs podem causar grandes distrações e trazer uma certa distância entre as pessoas e problemas na comunicação nas relações. Quando estiver com alguém busque estar ali de verdade com aquela pessoa, aproveitando o momento e pronto para escutá-la e aproveitar a presença dela.
7- Saiba Escutar o Outro:

Quando escutamos estamos com os ouvidos realmente atentos e abertos para aquilo que a outra pessoa está dizendo, e assim conseguimos entender de verdade aquilo que a pessoa está querendo dizer, não somente observando aquilo que ela fala mas sentindo e percebendo de forma real como ela está se sentindo.

Dessa forma os outros perceberam e sentirão de verdade que você se importa e se interessam por aquilo que eles estão dizendo e fará de você uma melhor companhia.

8- Pratique a empatia:

Se coloque no lugar do outro. Mas diferente do que pensam ser empático não quer dizer que você será “bonzinho” o tempo todo. Mas se colocar no lugar do outro vai ajudar você a compreender melhor as atitudes do outro e a realidade deles e não somente agirá com as emoções. Então busque sempre entender o contexto e o que o outro está passando. Entenda que o outro tem uma criação diferente da sua, passou por coisas diferente e tem uma história diferente. Busque observar isso e entender de forma ampla as diferenças entre vocês, dessa forma você saberá lidar muito melhor com as pessoas ao seu redor.

 

9- Fala elogios e gentilezas para o outro:

Mostrar que nos importamos com alguém e sempre bom. E quem não gosta de receber um elogio de vez em quando, não é mesmo?

Então faça algo que a pessoa possa gostar, seja um café da manhã, comprar um pequeno presente, faça coisas que demonstre afeto de forma verdadeira.

Note e os lados positivos das pessoas e os esforços delas e saiba elogiar e apreciá-los sempre que possível, como forma de expressar gratidão e carinho. Isso com certeza vai melhorar o relacionamento entre vocês.

 

Esperamos que gostem dessas dicas e que elas os ajudem em seus relacionamentos.