Dicas para Melhorar a sua Concentração

postado em: Blog, Destaque | Comments

Como manter o foco e a concentração em meio a uma rotina estressante

 

Se você é uma pessoa que está vendo o seu dia-a-dia voando e não está conseguindo estudar, se concentrar ou fazer o seu dia render, acredito que esse texto poderá auxiliar de alguma forma.

Primeiramente é preciso ter consciência de que quando isso acontece, de que quando observamos que o nosso dia ou semana passou e não finalizamos nossas tarefas, acabamos nos irritando, nos frustrando ou até mesmo ficamos ansiosos ou irritados por não ter feito o que deveria ou gostaria, principalmente por muitas vezes não conseguirmos explicar o motivo. Tenha em mente que a concentração não é apenas a capacidade de fazer algo específico, mas também o ato de priorizar o seu tempo, mantendo o foco ao saber dizer não para as distrações.

Pensando em auxiliar essas pessoas estruturamos algumas dicas para que possam ter uma maior concentração no trabalho ou estudo, para que possam ter um melhor rendimento e aproveitamento do seu tempo.

 

Dicas para Aumentar a Sua Concentração

 

1 – Reflita sobre o que faz em seu dia-a-dia

O primeiro passo é procurar refletir sobre tudo o que fez durante o seu dia, para que possa começar a identificar tudo aquilo que poderá estar distraindo você, tudo aquilo que está fazendo com que perca tempo e energia. Observe quanto tempo você perde com coisas que não são prioridades no momento, quanto tempo perde fazendo coisas que não são importantes ou úteis para o seu objetivo. Procure refletir sobre o que distrai a sua atenção quando está fazendo algo, seja trabalhando, estudando, fazendo as atividades domésticas, etc., procure ver o que faz com que sua atenção mude de foco. Procure ver se é a TV ligada, se são as redes sociais, as mensagens trocadas com amigos, o som de notificação no celular, sensação de fome, os jogos, piadas na internet, etc. Veja como isso ocorre e reflita sobre como você muda a sua atenção entre uma coisa e outra. Após identificar o que distrai a sua atenção, se policie para que isso não mais aconteça, ou que pelo menos o tempo perdido seja o menor possível.

 

2 – Defina suas prioridades

Isso seria como uma continuação do item anterior. Aqui é o momento de começar a definir suas prioridades no seu dia, para que possa valorizar melhor o seu tempo, para que não perca tempo com coisas que não ajudarão na conquista de seu objetivo, evitando em sua rotina tudo aquilo identificado no item anterior, para que não se tornem “ladrões de tempo”. Tenha em mente que o seu tempo é muito precioso para ser perdido. Todos nós possuímos a mesma quantidade de horas em nosso dia, a diferença é o quanto cada um de nós tiramos proveito delas.

 

3 – Organize um cronograma.

Procure criar uma rotina organizada de tarefas, separando um tempo para cada coisa que precisa fazer no seu dia-a-dia, pensando em tudo o que precisa fazer ao longo da semana ou mês. Definindo uma faixa de hora para suas tarefas domésticas, para cozinhar, horário que irá almoçar ou jantar, limpar e organizar a casa, etc., tudo dentro da sua realidade e necessidade, calculando o tempo necessário para realizar essas tarefas cotidianas, e se policiando para fazer isso apenas nessa faixa de horário, parando e fazendo vista grossa para o que não terminou se necessário, para que continue o que faltou em um outro dia.

Depois, defina que horário estará fazendo suas obrigações de estudos ou trabalho, focando em fazer apenas isso durante esse horário, trabalhando, estudando, lendo, pesquisando, etc. colocando pequenas pausas para descanso para não se sobrecarregar. Não misture os afazeres neste ponto. Se está estudando, apenas estude. Se está no trabalho, apenas trabalhe, se está pesquisando algo relacionando algum projeto, estudando sobre alguma meta ou objetivo em sua vida, faça apenas isso, e quando acabou a hora definida, finalize o que estava fazendo e PARE. Acredite: Você será terá uma maior produtividade e renderá muito mais quando tiver disciplina com horário, se forçando a não misturar assuntos ou fazendo coisas que não estão relacionadas com o objetivo do horário. Quando misturamos assuntos ou fazemos mais de uma coisa ao mesmo tempo, estaremos gastando mais energia do que necessário para fazê-las do que quando feito em momentos separados, nenhuma saindo bem-feita ou levou mais tempo para serem feitas do que se tivesse sido feitas individualmente, sendo apenas uma ilusão de estar ganhando tempo, pois na verdade estará perdendo tempo, perdendo qualidade e se cansando mais.

Tenha uma faixa de hora para responder mensagens de celular, das redes sociais, e-mails e etc., se policiando para não fazer isso em horário de trabalho ou em que estiver estudando. Acredite, as pessoas sobrevivem sem receber instantaneamente a sua resposta, elas podem esperar (assim como você sobrevive ao esperar uma resposta de alguém, respeite o tempo do outro para que respeitem o seu).

Observe em sua rotina qual a melhor hora para cada coisa em seu dia, em qual horário você rende melhor estudando ou trabalhando, em qual horário você prefere fazer exercício físico, que dia da semana ou horário você se sente melhor passeando, etc. E adapte na medida do possível o seu cronograma de acordo com o seu rendimento.

4 – Organize seu ambiente

Tire um tempo para organizar o seu ambiente de trabalho ou estudo, refletindo sobre como poderá deixar o escritório, mesa de estudo, mesa do trabalho, quarto de trabalho ou onde realiza suas tarefas mais organizado e mais produtivo. Procure deixar todo o material de trabalho, todas as informações e o que mais utiliza em mãos antes de começar, sabendo onde estará tudo que poderá precisar, inclusive alguma água ao lado, um snack, e etc. Isso fará com que não perca tempo procurando por algo após ter iniciado, perdendo o fluxo do que estava fazendo. Deixe também o ambiente mais confortável para você, por exemplo, uma cadeira mais confortável, uma boa iluminação, um ambiente limpo, com menos ruídos, etc.

Aproveite para organizar de forma a não ter as distrações identificadas no primeiro item, colocando o celular no silencioso, desligando tv, não deixando redes sociais abertas no computador, etc., o que for necessário no seu caso.

 

5 – Crie metas

Coloque uma meta do que você quer fazer dentro de uma faixa de tempo, colocando prazo para realizar alguma determinada tarefa, para terminar um capítulo de um livro, para terminar um trabalho, etc. Mantendo a disciplina e administrando o seu tempo para que isso aconteça. Isso auxiliará na hora de fazer o seu cronograma, conseguindo dividir suas tarefas corretamente, criando um plano de estudo, um plano de trabalho, definindo onde quer chegar no seu dia, na sua semana ou mês. Ao realizar sua tarefa dentro do tempo, crie algo como uma recompensa, mesmo simbólica, para o seu feito, que servirá como incentivo para que as demais sejam cumpridas também dentro de um prazo. Pode ser um momento de relaxamento extra, assistindo algo na tv, um passeio no shopping, ou até mesmo um presente quando for algo maior. Isso é motivador e faz com que sinta satisfação com si mesmo por ter conseguido cumprir seu objetivo. Mas tenha em mente que isso só deve ser feito apenas se cumpriu de fato dentro do prazo e como deveria!

 

6 – Tenha uma vida saudável e momentos de relaxamento

Tenha também um tempo que será utilizado para relaxar, para sair com amigos, para os seus hobbies, para ler, para brincar, para fazer esportes, etc. Isso também não é perda de tempo, ao relaxar e fazer coisas não relacionadas com seu trabalho ou estudo, estará revigorando a sua energia, estará descansando e organizando indiretamente o seu mental. Não se prive desses momentos, pois quando retornar ao trabalho ou estudo, terá mais energia e renderá muito mais do que se não tivesse “se desligado” por um momento, além de reduzir a tensão e o estresse, que também são inimigos da concentração e produtividade. Procure também ter uma qualidade de sono, que é importante para a sua saúde mental e física, para que tenha maior qualidade e produtividade no outro dia.

 

Essas são algumas dicas que poderão te auxiliar para que tenha uma rotina mais produtiva, saudável e equilibrada. Conforme for conseguindo colocar essas e outras dicas em práticas poderá ver quer conseguirá aproveitar melhor seu tempo, realizando mais tarefas, se concentrando melhor no trabalho, nos estudos, fixando melhor as informações e ao mesmo tempo terá momentos para relaxar e aproveitar sua vida, fazendo aquilo que gostaria.

Espero que goste e que coloque em prática!!!

 

Autor: Rogério Sanches Buso- Terapeuta Holístico e Vibracional fundador do Espaço Antahkarana