Dicas para te Ajudar a Sair e Amenizar os Sintomas da Depressão

postado em: Blog, Destaque, Espiritualidade, Terapias | Comments

A depressão é considerada uma doença de ordem psicológica e que tem afetado cada vez mais pessoas pelo mundo afora. O que muitos não sabem é que a depressão pode ocasionar diversas consequências graves no organismo, podendo até levar a morte. A depressão pode ser inclusive desencadeada por aspectos químicos e psicológicos.

E hoje trazemos para vocês algumas dicas para ajudar a prevenir a depressão e te ajudar a amenizar os sintomas e até mesmo sair dela.

1- Confie em Si Mesmo:
Lembre-se sempre que você é capaz, valorize os seus dons e aptidões e tudo que você faz porque isso torna você único. Não dê ouvidos para as pessoas que falam que você não consegue e que apontam para você os seus defeitos. Saiba que você é um ser humano único e incrível.
Tenha consciência de quem você é não se esqueça que muitas portas se abrem e muitas oportunidades chegam a sua vida justamente por você ser assim. Não considere os seus erros como algo ruim, mas sim como uma oportunidade de crescimento, encare-os os como algo normal e lembre-se e comemore os todos os seus acertos.

2- Coloque se em primeiro lugar na sua vida :
Dê atenção para a sua vida e para você. Não se anule por ninguém ou por medo, observe o que faz parte de você e permita- se cuidar de si mesmo.

3- Esteja perto de pessoas que façam você se sentir bem:
Umas das melhores formas de prevenir e sair da depressão é sempre estar de rodeado de pessoas legais e com quem você se sinta bem. Evitem pessoas que te estressam, te irritam e te incomodam de alguma maneira. Busque estar perto de pessoas que te valorizam, te respeitem e que façam você se sentir bem e melhor, inclusive com os seus defeitos.
4- Faça as coisas que você gosta:
Ocupe seu tempo fazendo coisas que você gosta e que te agradam: escute música, pratique esportes, veja filmes, viaje, saia com os amigos e etc. Busque ocupar o seu tempo com coisas boas e agradáveis.

 

5- Afaste os pensamentos ruins:
Para afastar a depressão é importante mudar os seus pensamentos. Se desfaça de pensamentos ruins e busque sempre mudar esses pensamentos por pensamentos positivos e alegres.

6- Não se culpe por tudo:
Errar é humano, então não se culpe. Quando erramos é importante seguir em frente. Se culpar por tudo e pelos outros nos traz um peso desnecessário. Lembre-se sempre que nada é por acaso e que até mesmo as coisas “ruins” que nos acontecem agregam coisas positivas para a nossa vida.

7- Tente solucionar os seus problemas:
Não deixe seus problemas para depois, busque solucionar os seus problemas assim que surgirem e da melhor maneira possível. Deixá-los para depois pode te deixar mais estressado e aumentar a sua depressão.
8- Aceite Desafios:
Não tenha medo de sair da sua zona de conforto. Às vezes é necessário nos permitir correr riscos para vivenciar novas experiências, novos sabores e novos ares. Quando nos permitimos sair da nossa zona de conforto vemos nossa capacidade e abrimos mão do medo. Arriscar é preciso!

9- Ria mais de Si mesmo:
Não se critique demais e nem se cobre ser perfeito. Ria mais das suas trapalhadas e ria sempre que puder. O riso faz a vida ser mais leve.

10- Seja persistente e não desanime:
Sair da depressão não é algo que acontece de um dia para o outro, então persista em todos os itens acima e não desista na primeira dificuldade.