Dicas para um final de ano saudável

Estamos próximos do final de ano, e agora é um momento de celebrar com familiares e amigos. O problema é que normalmente o exagero acontece, e isso poderá sobrecarregar o corpo de diversas formas. Por isso separamos algumas dicas que podem ajudar a amenizar os sintomas e ajudar na recuperação do nosso corpo.

  •  Se exagerar no álcool:

Se bebeu um pouco mais do que deveria e está sentindo desconforto, é importante que hidrate o organismo, ajudando na metabolização do etanol e na sua eliminação, evite também sobrecarregar seu fígado no outro dia, procurando evitar alimentos gordurosos, mais bebidas ou alimentos com muito sódio. Um suco detox normalmente cai bem para evitar os sintomas da ressaca. E claro, se beber, não dirija!

 

  •  Se exagerar nos alimentos gordurosos:

Neste caso, o ideal é consumir bastante frutas cítricas, auxiliando na digestão das gorduras e proporciona o bem-estar. Aqui um suco detox e chás que auxiliam na digestão também irão auxiliar na recomposição do organismo. Exemplos de chás: Chás de hortelã, hibisco, boldo, chá verde, camomila, etc.

  •  Virose:

Durante o final de ano é comum casos de virose, neste caso hidrate o organismo bebendo muita água, evite medicamentos que interrompam a diarreia, coma alimentos leves e use soro fisiológico para se reidratar.

  • Para quem tem pressão alta:

Quem tem problemas de pressão alta deve evitar alimentos com muito sódio ou muito condimentadas, que é muito comum neste período. O índice de casos de infarto e AVC é maior nas festas de fim de ano devido ao alto consumo desses alimentos e do excesso de comida e bebida.

  •  Diabetes

Pessoas com diabetes devem tomar cuidado para não elevar o seu índice glicêmico. Procure não exagerar na quantidade de comidas, principalmente carboidratos e doces. Procure sempre medir o seu índice glicêmico para mantê-lo controlado e evitar surpresas.

  • Aproveite o momento:

Fim de ano é um momento para agradecer e celebrar, reflita sobre tudo o que tem a agradecer, tudo o que aprendeu durante o ano, tudo o que fez e superou. Celebre com a família ou com amigos para relaxar, descansar e reduzir o estresse. Simplifique para que um momento alegre e descontraído se torne uma preocupação.

  •  Reflexões e metas para o próximo ano:

E no final, reflita sobre tudo o que gostaria de fazer no próximo ano de forma realista e concreta. Coloque metas e objetivos claros e palpáveis e se comprometa com eles. Reflita sobre tudo o que gostaria de mudar, transforar e realizar, descrevendo em um papel com todos os detalhes possíveis, anotando o que é necessário para que isso se realize, anotando o como, onde e quando irá fazer cada etapa para que concretizar cada um dos seus objetivos.

 

A Equipe Antahkarana deseja a todos um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo!!!

Que o próximo ano possa ser ainda melhor, com muita paz, luz, alegria e prosperidade em todas as áreas de suas vidas!!!