A Importância da Energia no Preparo do Alimento

A nossa alimentação está diretamente ligada a nutrição do nosso ser, não somente no aspecto físico e literal da nutrição, mas o alimento também nutre a nossa alma e as nossas emoções. Tudo aquilo que ingerimos afeta diretamente a nossa saúde integral. Uma prova disso é que você pode observar que muitas pessoas têm mudanças na alimentação quando há mudanças de rotina e alterações emocionais como, por exemplo: existem pessoas que ao se estressarem ou ficarem tristes têm tendência a comer mais, outras a comerem menos, ou até mesmo, se alimentarem de forma mais desregulada ou alimentos menos saudáveis, principalmente tendendo aos doces. Aquilo que ingerimos está diretamente relacionado às nossas emoções.

Cada corpo reage de uma maneira em relação a alimentação e as emoções, normalmente pode sentir uma necessidade de suprir determinadas coisas através do alimento, seja uma necessidade fisiológica, seja emocional ou psicológica.
Por isso é sempre importante lembrar que tudo que ingerirmos seja algo que foi preparado por nós, ou algo comprado já pronto e até mesmo industrializado terá um efeito no nosso corpo físico e emocional.
Os alimentos orgânicos tendem a ter uma energia melhor e mais pura do que os processados e os que são infestados por agrotóxicos e produtos químicos. Assim como os que são preparados em casa tendem a ter uma maior qualidade nutricional e uma energia melhor do que os comprados prontos, principalmente os industrializados e artificiais.
Quando cozinhamos os nossos próprios alimentos é importante termos consciência de que a energia que estamos colocando ao preparar o nosso alimento será absorvida pelo nosso corpo. Então busque sempre colocar sua total atenção quando estiver preparando um alimento, evitando se distrair e busque sempre colocar energias positivas e sentimentos de amor e alegria enquanto estiver preparando, manipulando e cozinhando o seu alimento. É muito comum uma receita dar errado quando a preparamos com raiva, com pressa ou a fazemos pela pura obrigação, ou ela pode ficar um alimento sem graça, sem sabor, difícil de digerir ou as pessoas podem até mesmo ficar com uma sensação estranha durante ou após a refeição.

– “Ah, mas eu não posso me dar ao luxo de cozinhar somente quando eu estou bem”. Ok, isso acontece, mas enquanto estiver cozinhando e preparando o seu alimento você pode colocar um mantra para tocar, ou até mesmo recitar alguns mantras ou uma música que você goste, que traga um sentimento bom. Tente cozinhar com prazer e fazer deste momento uma terapia para você e para as outras pessoas que irão se alimentar daquilo que você está preparando. Você pode até mesmo aplicar um reiki durante o preparo, mentalizar e falar palavras positivas para que o alimento absorva essas energias.
O mesmo pode ser feito para as comidas já compradas prontas, com produtos químicos e industrializadas: Antes de consumi-las você pode recitar um mantra de cura e transmutação de energia como “Om Namah Shivaya”, “Om Shanti Shanti Om” ou simplesmente o mantra “OM”. Você pode também posicionar suas mãos sobre o alimento e pedir para que todas as energias nocivas dele sejam transmutadas e recitando palavras positivas, de agradecimento pelo alimento ou palavras e sentimentos auspiciosos. Para quem é Reikiano poderá aplicar Reiki nesses alimentos utilizando a imposição de mão e até mesmo combinações de símbolos antes de consumi-los. Saiba como aplicar reiki nos alimentos clicando aqui.
E o mais importante, lembre-se de que você é aquilo que você come, e o cozinhar é um ato de amor.