Óleo Essencial de Tomilho

postado em: Blog, Destaque, Terapias | Comments

Pouco se fala sobre o óleo essencial de tomilho, mas ele possui diversos benefícios para a nossa saúde. Ele possui propriedade antiespamódicas, antirreumáticas, bactericidas, antissépticas, cicatrizante, carminativas, emenagogo, inseticida, expectorante, tônico, estimulante e vermífugo.

Propriedades e benefícios:

Antirreumático: o óleo essencial de tomilho é diurético e ajuda na remoção das toxinas do corpo. É estimulante, ativando a circulação e potencializando a eliminação de toxinas nas articulações e por esse motivo é benéfico para problemas de reumatismo e relacionados, como a artrite.

Bactericida: Possui cariofileno e canfeno, que fazem do tomilho um ótimo antibactericida, ajudando a inibir o crescimento e proliferação de bactérias.

Antisséptico: Tem ação benéfica em úlceras, feridas, ajudando a prevenir infecções.

Antiespasmódico: Ajuda a diminuir cólicas, dores e tosses por ser antiespasmódico. Ajudando também em casos de convulsões, cãibras, dores musculares, abdominais e intestinais.

Tônico: ajuda a tonificar o sistema circulatório, digestivo, nervoso, a pele e os músculos, ajudando também a melhorar a imunidade.

Carminativo: ajuda a diminuir os gases que se acumulam no intestino e estômago.

Diurético: ajuda a eliminar o excesso de água no organismo, devido a aumento de toxinas ou insuficiência renal.

Cardíaco: Ajuda a manter as válvulas cardíacas funcionando corretamente, relaxando as veias e as artérias, reduzindo a pressão arterial e o estresse sobre o coração.

Cicatrizante: ajuda na cicatrização de feridas, também sendo benéfico para casos de acne, feridas, sarampo e marcas cirúrgicas.

Emenagogo: Ajuda a aliviar as dores da menstruação, alivia dores abdominais, cólicas, fadiga, náuseas questão associadas a menstruação. Ajuda a retardar a menopausa devido ao estimulo da produção do estrogênio.

Expectorante: Ajuda a aliviar infecções causadas pelo frio,  como congestão nasal, tosses e  resfriados.

Estimulante: estimula a digestão, circulação e o metabolismo.

Inseticida: ajuda a manter afastados insetos e a eliminá-los.